ecfamalic-famalicão

Maio 12 2008

 

 

                             Igreja de Santiago de Antas

 

                                                           www.ecfamalic.blogspot.com

 
Para preparar a visita de estudo, começamos por elaborar um pequeno trabalho de investigação sobre a Igreja de Santiago de Antas, trabalho esse que, para além de procurar fazer o seu enquadramento histórico, no âmbito dos limitados dados a que tivemos acesso, teve como intuito o aprofundamento sobretudo das características românicas, mas também góticas do edifício, de acordo com os objectivos definidos para a visita de estudo em questão. Para a elaboração desse trabalho socorremo-nos de várias fontes, designadamente a História da Arte em Portugal, de Carlos Alberto Ferreira de Almeida, Oito séculos de Arte Portuguesa, História e Espírito, de Reynaldo dos Santos e Do Românico no Concelho de Vila Nova de Famalicão, do Engenheiro Joaquim Ribeiro dos Santos, entre outras.
         De seguida elaboramos um desdobrável onde incluímos: os objectivos da visita, algumas recomendações a seguir pelos alunos; um breve texto com os principais aspectos históricos e artísticos do monumento e o itinerário a seguir.
         Preparamos ainda uma ficha de trabalho para ser realizada no decorrer da visita pelos alunos, de forma a desenvolver nos mesmos a observação atenta, concentrada e metódica, bem como o espírito de pesquisa organizado.
         Finalmente, estabelecemos que, posteriormente à visita, seria pedida aos alunos uma reflexão na sala de aula - por exemplo a elaboração de uma notícia a publicar no Jornal da Escola - alusiva à visita de estudo realizada, no sentido de esta não se reduzir a um mero exercício de recolha e anotação de informação, sem lugar a uma reflexão por parte do aluno.
         Gostaríamos de endereçar o nosso agradecimento ao Padre António Oliveira (pároco da freguesia de Santiago de Antas), pela disponibilidade e atenção dispensadas, designadamente no que se refere à partilha de documentação que contribuiu para a realização deste trabalho.   

Mais informações sobre Santiago de Antas, consultar:
http://emsc.wordpress.com/
 
 by  Ana Paula da Quinta Castro Faria Carneiro                                              
  & Eduardo Santos Carneiro    
publicado por EduardoSantosCarneiro às 12:26
Tags:

Caro Sr. Eduardo!

Chamo-me Raquel Lima, encontro-me a frequentar um mestrado em arquitectura na universidade lusíada de Vila Nova de Famalicão e estou a pesquisar sobre o românico em Vila Nova de Famalicão e tenho lido as suas publicações na internet. Gostaria portanto saber se me podia ajudar na minha pesquisa indicando livros que contenham tal informação, ou até mesmo textos seus que falem do assunto.

Obrigada pelo seu tempo.
Cumprimentos
Raquel Lima
Raquel Lima a 16 de Maio de 2008 às 15:41

Agradeço a visita ao meu blog e comentário ao meu post.
Os autores mais importantes:
- ALMEIDA, Carlos Alberto Ferreira de (1986) – História da Arte em Portugal, Vol III. Lisboa, Publicações Alfa.
- SANTOS, Reynaldo dos (S/d.) – Oito Séculos de Arte Portuguesa, História e Espírito, 2º Vol. Lisboa, Editorial Notícias.
- Monografia de V.N.Famalicão


Agradeço-lhe a sua resposta e vou aproveitar a suas dicas, mas será que me podia dar mais infirmações sobre um livro que menciona no texto acima publicado o "Românico no Concelho de Vila Nova de Famalicão, do Engenheiro Joaquim Ribeiro dos Santos"?

Cumprimentos
Raquel Lima
Raquel Lima a 20 de Maio de 2008 às 15:56

Eduardo Santos Carneiro
mais sobre mim
Maio 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
13
14
15
16
17

18
19
20
21
22
23
24

25
26
27
28
29
30
31


pesquisar
 
blogs SAPO