Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

ecfamalic-famalicão

Eduardo Santos Carneiro

ecfamalic-famalicão

Eduardo Santos Carneiro

 

www.ecfamalic.blogspot.com

 

 

 

Visconde de Pindela 

 

 

 

Personalidade que se destacou nos finais do século XIX e princípios do século XX.

Vou referir-me apenas ao 2º Visconde de Pindella, pois foi este ilustre famalicense que viveu na época sobre a qual incide o meu trabalho (inícios do século XX) .

"Foi 2º Visconde de Pindella, Vicente Pinheiro Lobo Machado de Melo e Almada, fidalgo e cavaleiro da casa real, par do reino, ministro plenipotenciário nas cortes de Haia e Berlim, deputado da nação" (25).

Foi Também o 2º Visconde de Pindella "Comendador da Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa, comendador da estrella polar da Suécia, cavaleiro do mérito naval de Espanha..." (26). Nasceu a 23 de Abril de 1852 e morreu a 14 de Abril de 1922.

Formou-se em direito pela Universidade de Coimbra. Iniciou a sua carreira pública como governador de S. Tomé e Príncipe, cargo para que foi nomeado em Novembro de 1879 (27).

Depois de ter sido deputado nas cortes e enviado como ministro para Haia, é já em 1894 o representante do nosso pais em Berlim como ministro plenipotenciário e onde esteve muitos anos.

O jornal «Estrella do Minho» refere-se ao Sr. Visconde de Pindela inúmeras vezes e, como exemplo disso, vou citar algumas notícias vindas no jornal:

"Chegaram há dias ao seu sollar de Pindela, próximo desta villa (Famalicão), os ilustres Viscondes de Pindella" (28). Esta é uma notícia da chegada ao concelho de Famalicão, mais propriamente a S. Tiago da Cruz, freguesia onde os Srs. Viscondes de Pindella tinham o seu magnifico solar.

Quando regressavam, vinha também uma nota no jornal, como esta que vou referir e que data de 4 de Novembro de 1900:

"Retiraram já do seu sollar de Pindella em S. Tiago da Cruz, os nobres Viscondes de Pindella, que prestes irão para Berlim, onde aquele ilustre titular ocupa o importante lugar de ministro plenipotenciário" (29).

Devo salientar a importância desta personalidade, que não se limita apenas ao nível concelhio, mas também ao nível nacional, pode ver-se isso também a partir das referências que aparecem no jornal «Estrella do Minho», que se refere variadíssimas vezes a Pindella e ao senhor Visconde.

Pindela situa-se na freguesia de S. Tiago da Cruz, no concelho de Vila Nova de Famalicão.

Quanto a Pindela devo referir que há indefinições quanto ao topónimo, pois segundo familiares do Sr. Visconde (30),Pindela é apenas a quinta e os terrenos a ela pertencentes, não se podendo definir como um lugar da freguesia de Santiago da Cruz, no entanto várias notas há que dizem que "Pindela é um lugar da freguesia da Cruz, concelho de Vila Nova de Famalicão. E é neste lugar que fica a quinta solarenga de Pindela" (31), actualmente ainda existe o solar de Pindela, e posso informar que aparentemente se encontra em bom estado, pertence a um neto do 2º Visconde de Pindela, que é o Sr. Engenheiro Vicente Maria Bernardo Pinheiro Lobo da Figueira Machado.*

 

http://historigeo.blog.com_________

(25) Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira, Lisboa, Ed.  Enciclopédia Lda. - s/d - vol 21, p 703.

(26) Idem, Ibidem.

(27) Idem, ...p 704.

(28) in Estrella do Minho - Famalicão , 28/Out/1900, "Viscondes de Pindella", p.2.

(29) Idem, ... 4/Nov/1900.

(30) João Afonso Nazareth Pinheiro Figueira Machado, bisneto do 2º Visconde de Pindela.

(31)  Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira - Lisboa,  Ed. Enciclopédia Lda. s/d, vol 21, p.703.

*  CARNEIRO, Eduardo Manuel Santos (1997) -"Actividades Sócio-Culturais, Comerciais e Personalidades de V. N. Famalicão no início do século XX", Boletim Cultural nº 14, V. N. Famalicão, 1997.

 www.eduardocarneiro.blog.com

  

HistoriGeo

2 comentários

Comentar post