Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

ecfamalic-famalicão

Eduardo Santos Carneiro

ecfamalic-famalicão

Eduardo Santos Carneiro

--- VIZELA ---

vizela rio.jpg

ec 2018 antas.jpg

Relativamente às termas devo dizer que, " Portugal foi desde a sua fundação pioneiro da assistência termal, pois logo os seus primeiros reis instituíram estabelecimentos de assistência junto às termas, que uma longa tradição reputava como afamadas para vários males"(19). E é bem certo que Portugal é um país com grandes tradições termais, já desde a época romana, e estabelecimentos termais encontramo-los desde Melgaço, no Minho até Monchique, no Algarve.No que respeita à região de Famalicão, as termas mais próximas, eram as das Caldas da Saúde  e de Vizela.

Vou falar um pouco das termas das Caldas da Saúde. A região onde se encontra a estância termal das Caldas da Saúde tem todas as características do Minho – que na opinião de Camilo Castelo Branco «bem pudera ser a flor da Europa», embora pertença geograficamente à província do Douro Litoral (20).

As termas, ligadas pela estrada... às vilas de Santo Tirso e de Famalicão, distam respectivamente 3 e 7 Kms das sedes daqueles concelhos.

"Caldas da Saúde tem um clima agradável e como o seu nome indica – sã.  A temperatura, durante a época termal, oscila entre 22 e 31 graus. O local é seco. Não há nevoeiros. Os ventos dominantes são os do Norte e o Oeste. Altitude 112 metros" (21)

"São as águas das Caldas da Saúde consideradas...como águas sulfúreas - sódicas primitivas, cloretadas, alcalinas, etc. Empregadas com fins terapêuticos há longos anos - supõe-se mesmo, atendendo à tradição e aos achados arqueológicos, que elas foram aproveitadas pelos romanos" (22).

Importantes estas termas e as mais próximas de Famalicão (7 Kms), daí que muitas pessoas do concelho as frequentassem, bem como eram frequentadas as termas de Vizela.

"A vila de Vizela  fica a nove kilometros de Guimarães, a 31 de Braga e 50 do Porto. Centro apreciável de turismo, pelas belezas próprias... Mantendo a tradição secular das suas milagrosas curas, a estância hidrológica de Vizela, é no seu género, a primeira do país tanto pela excelência das suas águas... que brotam a temperaturas compreendidas entre 15 e 65 graus" (23).

Segundo o panfleto da Edição Turismo de Vizela, " data de 1774 a descoberta destas termas, cuja remota origem vem de civilizações extintas, pois nelas procuravam alivio, celtas e romanos, godos e árabes"(24).

Quanto aos famalicenses, devo dizer que muitos deles frequentavam as termas, indo todos os dias a banhos às Caldas da Saúde, pois não existia hotel para aí se hospedarem. Quem frequentava as Caldas de Vizela já o fazia por quinze dias ou um mês.

Quanto a referências no jornal famalicense daquela época, devo dizer que muitos elogios receberam as Caldas da Saúde, onde se lê que "está em pleno funcionamento o estabelecimento thermal, a pouca distancia d'esta villa (Famalicão), estância já muito acreditada pelo avultado número de curas devidas à excelência das suas águas.

De Santo Thirso e de Famalicão vão muitas centenas de pessoas tomar banhos e águas às Caldinhas como por aqui lhe chamam" (25).

Isto é um bom testemunho, da importância das termas para a população que às centenas ía todos os dias a banhos.*

 

www.ecfamalic.blogspot.com 

*CARNEIRO, Eduardo Manuel Santos (1997) -“Personalidades de Vila Nova de Famalicão no Início do século XX”, Boletim Cultural nº 14, C.M de Famalicão, Vila Nova de Famalicão.

 (19) Termas localizadas no concelho de Santo Tirso.

(20) CARNEIRO, Alexandre Lima, As Caldas da Saúde, Porto, 1962, p. 9.

(23)  Vizela, Rainha das Termas de Portugal - Vizela, Edição Turismo de Vizela, 1946.

(24)  Idem , Ibidem.

(25)  in Estrella do Minho - Famalicão, 9/Jun/1901, "As Caldas da Saúde".

(26) Idem, ...3/Jun/1900, "Termas".

https://www.facebook.com/eduardo.santoscarneiro

 

 

2 comentários

Comentar post